quinta-feira, 17 de maio de 2012


XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL – XIII ENPESS

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica e profissional do Serviço Social e de áreas afins para o XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, que será realizado de 05 a 09 de novembro, na cidade de Juiz de Fora, MG, e terá como tema central Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão.

O tema escolhido, que envolve um conjunto de preocupações que vêm orientando tanto a produção do conhecimento na área, como os processos de intervenção profissional do Serviço Social e de áreas afins, retrata a conjuntura de aprofundamento das desigualdades, as expressões da crise global, mundial e de longa duração (Meszáros, 2002), cuja tendência destrutiva é produzida em meio às contradições que emanam da própria ordem burguesa. Essas contradições, em seu movimento dialético, engendram diferentes formas de resistência, constituindo-se em desafios teórico-práticos e políticos. O avanço do chamado “neodesenvolvimentismo” como suposta estratégia de enfrentamento da pobreza e das desigualdades, delineado nas políticas de governos vigentes em grande parte da América Latina, constitui-se, atualmente, como um projeto hegemônico. Neste contexto, interessa-nos debater Qual desenvolvimento, sua (im)possibilidade e para qual projeto de sociedade?
Em meio às concepções e projetos em disputa, o Serviço Social, que vem enfrentando, do ponto de vista técnico-operativo, ético-politico e teórico-metodológico, as novas e antigas expressões da chamada questão social, encontra um enorme desafio: o de manter a autonomia da profissão e a perspectiva crítica em face da conjuntura atual. Para tanto, qualificar-se na perspectiva da crítica ontológica da sociedade burguesa e superar a racionalidade formal-abstrata que emana da aparência fenomênica da realidade social colocam-se na ordem do dia. É exatamente este o objetivo do XIII ENPESS: produzir e aprofundar análises críticas, difundir a produção da área, possibilitar intercâmbios e redes, identificar aliados, afirmar princípios, construir estratégias de resistência e de enfrentamento à barbarização da vida social. Assim, com esta primeira convocatória, fazemos o convite à categoria e a outros segmentos para construírem nesse espaço mais um momento de criação e também de consolidação das conquistas anteriores no horizonte da emancipação.

O XIII ENPESS se organizará em torno dos eixos dos Grupos Temáticos de Pesquisa – GTPs, sob as seguintes modalidades: conferências, colóquios, mesas coordenadas, sessões de comunicação oral, apresentação de pôster com “roda de conversa”, dentre outros. Contamos atualmente com sete GTPs: 1. Trabalho, questão social e Serviço Social; 2. Política social e Serviço Social; 3. Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional; 4. Movimentos sociais e Serviço Social; 5. Questões agrária, urbana, ambiental e Serviço Social; 6 Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração, sexualidades; 7. Ética, direitos humanos e Serviço Social.
A programação, normas para apresentação de trabalhos, eventuais inovações e outras informações serão divulgadas em breve. O prazo final de envio de trabalhos está previsto para ser realizado até 15/06/2012. Lembramos que, ao final do XIII ENPESS, a ABEPSS realizará sua assembleia geral para prestação de contas, eleição e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2013-2014.
Objetivos do XIII ENPESS:

·         Fortalecer e difundir a produção de conhecimento da área do Serviço Social;
·         Fortalecer a pesquisa no Serviço Social;
·         Contribuir com o debate intelectual e com a análise do tema central, a saber, Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão;
·         Fortalecer os Grupos Temáticos de Pesquisa na área do Serviço Social, formados no XII ENPESS;
·         Contribuir com o intercâmbio acadêmico e institucional na área do Serviço Social, tanto em âmbito nacional quanto internacional, com enfoque na formação, pesquisa e produção do conhecimento;
·         Propiciar debates sobre os temas emergentes no exercício da profissão, bem como na formação profissional graduada e pós-graduada, por meio dos respectivos colóquios.

Público: pesquisadores, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, profissionais, grupos e redes de pesquisa.
 
Em nome da Comissão Organizadora,
ABEPSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário