segunda-feira, 14 de maio de 2012

CURIOSIDADES


PVCR ajuda estudantes da Rocinha a realizar sonho de entrar na faculdade

Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha funciona na comunidade há 18 anos


Há 18 anos estudantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, que pretendem cursar uma universidade já conseguem vislumbrar uma possibilidade de concretizar o sonho. O Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR) recebeu mais de 170 alunos desde 2005; destes, 41 foram aprovados no vestibular. E os resultados estão melhorando ao longo do tempo. Só em 2011, 13 participantes do PVCR entraram no ensino superior, em instituições de alto nível, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj) e a PUC-Rio.

“A maioria dos colaboradores do PVCR, entre 90% e 95%, é composta por ex-alunos que voltaram ao pré-vestibular como forma de agradecer. É importante modificar o meio em que vivemos através dessas ações”, diz o jornalista e coordenador de Comunicação Marcos Barros, ele mesmo um ex-aluno do curso.
As aulas do PVCR acontecem de segunda a sábado. Nos dias de semana, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 15h. A carga horária é puxada, ainda mais porque, em geral, os estudantes trabalham durante o dia. O que explica o alto índice de evasão.
“A evasão é muito grande, porque os alunos têm que trabalhar e estudar. Então, temos que fazer um trabalho para motivá-los, festas de confraternização... É mais difícil um aluno sair quando se faz amizades e há um bom ambiente. Até o começo de abril, exigimos uma presença de pelo menos 90%. Se eles não conseguirem manter, damos avisos e podemos, até, substituí-lo por um outro que esteja na lista de espera”, conta Barros.
E não faltam interessados. Em média, 90 moradores da Rocinha e adjacências, condição necessária para participar do pré-vestibular, se inscrevem para a seleção do PVRC. Mas apenas 29 são chamados. O processo começa em novembro, quando se inicia a divulgação pela Rocinha; em janeiro, há a prova seletiva (português, matemática e redação), seguida de entrevista. As inscrições para a seleção acontecem na primeira semana de janeiro. Os estudantes devem comparecer com o RG e o CPF, além de pagar uma taxa de R$ 10.
O PVRC tem uma mensalidade de R$ 25 por aluno, valor utilizado para pagar os custos com luz, fotocópias e outros custos administrativos. Os professores são todos voluntários e não recebem salário.
“Mais do que o resultado no vestibular, nós queremos formar cidadão críticos e participativos. O pré-vestibular é uma falha na educação, porque demonstra que os alunos de escola pública não conseguem entrar na faculdade porque a escola pública não o prepara para o vestibular”, critica o coordenador de Comunicação.

Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR)
Endereço: Travessa Servidão Leste, nº 27, 5º andar, Rocinha.
Mais informações: http://www.pvcr.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário